quarta-feira, 20 de junho de 2012

Uma experiência fantástica

Hoje vivi uma experiência fantástica! Assumi por um dia a sala do SAEDE/DA. Nas minhas andanças para aprender a língua de sinais é a convivência com os surdos  que me tem proporcionado tal conhecimento. Por não ter ainda realizado cursos avançados de LIBRAS, sempre fico muito insegura com a presença do intérprete, pois não me sinto capaz de realizar a comunicação. No entanto quando me vejo sozinha com uma pessoa surda sou extremamente ousada; sem medo de errar vou conversando, sinalizando, soletrando, pois sinto no deficiente auditivo a paciência e alegria de nos auxiliar na aprendizagem da sua língua. 
E lá fui eu para a sala com quatro alunos/amigos surdos. Antes é claro, liguei para a professora regente e pedi socorro: "O que posso trabalhar com eles?". Enfim, embarquei nesta doce aventura. E saímos de viagem feitos meninos e passamos pela cidade, pelo Brasil, pelos continentes e oceanos até enxergar nosso planeta.
Em meio a poesia, mapa mundo e globo terrestre construímos hoje mais um pedacinho do nosso conhecimento. Registros anotados, interpretação realizada, a aula foi muito mais que uma mera atividade para compreensão do conteúdo. Foi, para mim, uma das minhas maiores conquistas. Agora eu sei que mais que sinalizar, sou capaz de promover a ponte entre o mundo da cultura surda com a cultura ouvinte e vice-versa.   


Conheça o poema:

ORA BOLAS
Paulo Tatit e Edith Derdyk

Oi oi oi
Olha aquela bola
A bola pula bem no pé
No pé do menino
Esse menino é o meu vizinho
Onde ele mora
Mora lá naquela casa
Onde está a casa
A casa tá na rua
Onde está a rua
Tá dentro da  cidade
Onde está a  cidade
Tá do lado da floresta
Onde é a floresta
A floresta é no Brasil
Onde está o Brasil
Tá na América do Sul
No Continente Americano
Cercado de oceano
E das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta
O planeta é uma bola
Que rebola lá no céu

Oi oi oi
Olha aquela bola...



O QUE FOI MAIS DIFÍCIL?

Explicar o que significa "ORA BOLAS" para os ouvintes (*_*)


Nenhum comentário:

Postar um comentário