NOSSO RELATO:
Idealizado em 2005, o projeto nasceu
numa turma de quarto ano do Ensino Fundamental 1 e no ano seguinte tomou espaço
por toda a escola.
Há anos nossa escola atende alunos
surdos e sentimos a necessidade de incluir de fato estes meninos e meninas no
cotidiano escolar.
No primeiro ano os intérpretes de
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e seus alunos surdos do Ensino Fundamental
2, nos presentearam com momentos de aprendizado. Uma vez por semana iam nos
visitar e traziam afeto, novidades, comunicação. Fomos aos poucos aprendendo o
alfabeto, os números, os sinais. Fomos aprendendo que podemos conviver nas diferenças.
Aprendemos a respeitar e entender que o surdo tem seu próprio idioma e sua
cultura.
No ano seguinte, ousamos! Começamos a
produzir vídeos em LIBRAS. Não nos bastava apenas nos comunicar na Língua de
Sinais; lemos histórias, fizemos roteiros e colocamos todas as mãos na massa. E
que massa! Sempre nos ensinando, ensinando, ensinando. Conhecemos outros
intérpretes e novos alunos surdos. E quando nos temos conta, estávamos
misturados.
Em 2011, criamos o Blog Vejo Vozes e
uma nova dinâmica aparece no projeto. Como ficava inviável levar os surdos para
todas as turmas para ensinar, começamos a produzir vídeos e compartilhar. Assim
todos teriam acesso e contato com a Língua de Sinais.
Em 2013 o projeto adormeceu por falta
de coordenação, mas o blog continuou na rede para pesquisa. Em 2014, com a professora
intérprete Giuliane de Bem o projeto toma um novo rumo e voluntariamente
oferece um curso de LIBRAS para os professores e funcionários. Uma nova forma
de levar a Língua de Sinais para a sala de aula. As meninas e meninos surdos se
empolgaram com a novidade e hoje, num sorriso largo, procuram os professores
que estão fazendo o curso para cumprimentar, conversar e cobrar presenças nas
aulas.
Este projeto tem reconhecimento
nacional e internacional. Em 2006 ficou na lista dos cinqüenta projetos
selecionados para o Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita da Editora
Abril. Em 2011 recebe o Prêmio Internacional Educared pela construção do blog.
O desenvolvimento deste projeto
possibilita trabalharmos o respeito às diversidades, fazendo uma reflexão
acerca não só do respeito à deficiência auditiva, mas também de outras
necessidades especiais que encontramos na escola e sociedade. Traz ao grupo um
olhar diferente que não admite mais aceitar qualquer tipo de preconceito,
discriminação e racismo. Mostra a todos envolvidos no processo educacional que é
possível se fazer especial. Que somos diferentes, de necessidades diferentes,
mas de direitos iguais. Direito a uma educação de qualidade e à vida.
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