Há 20 (vinte) anos nossa Escola atende alunos surdos. Há 8 (oito) anos conquistou a contratação de interpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) que acompanham os alunos surdos em sala de aula. Apesar dos grandes esforços de interagir efetivamente, a comunicação entre alunos surdos e ouvintes mal acontecia. Para entendermos uns aos outros, a presença do interprete era necessária. E por muito tempo pensamos que esta realidade era a verdadeira inclusão. Aos poucos percebemos que os surdos cada vez mais se isolavam em seu grupo. Compreender tal fato foi difícil, dolorido. Surge, então, a ideia de desenvolver uma atividade de aprendizagem que mudasse a história de inclusão na nossa Escola. Não nos bastava mais festejar o Dia do Surdo em setembro ou apresentar os alunos especiais interpretando o Hino Nacional em eventos escolares. Fez-se necessário que surdos e ouvintes realmente conseguissem a comunicação. Somente assim o sonho da Escola ("Assegurar uma escola inclusiva com condições de aprendizagem para todos.") passaria a ser real.
A proposta de fazermos um trabalho diferenciado surgiu após compreendemos o problema que estávamos vivendo. Levantou-se o seguinte questionamento: "Como fazer para que todos tenham o direito de comunicar-se?". A partir daí foi promovida algumas discussões em que alunos, professores e pais colocaram sua ideias e sugestões de como agir para solucionar o problema levantado.
Decidimos que a melhor maneira era aprender língua de sinais e finalmente conversarmos e também efetivar a amizade em surdos e ouvintes da Escola. Inicia-se então o Projeto Meninas e Meninas Bilingues: caminho para a inclusão. Interpretes e surdos começam a ensinar LIBRAS aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram nascendo, então, as aulas de LIBRAS, os filmes legendados, o blog, a AMIZADE...
A proposta de fazermos um trabalho diferenciado surgiu após compreendemos o problema que estávamos vivendo. Levantou-se o seguinte questionamento: "Como fazer para que todos tenham o direito de comunicar-se?". A partir daí foi promovida algumas discussões em que alunos, professores e pais colocaram sua ideias e sugestões de como agir para solucionar o problema levantado.
Decidimos que a melhor maneira era aprender língua de sinais e finalmente conversarmos e também efetivar a amizade em surdos e ouvintes da Escola. Inicia-se então o Projeto Meninas e Meninas Bilingues: caminho para a inclusão. Interpretes e surdos começam a ensinar LIBRAS aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram nascendo, então, as aulas de LIBRAS, os filmes legendados, o blog, a AMIZADE...
Parabéns, gostei muito de tudo por aqui.
ResponderExcluirJa estou seguindo o blog, e vou colocar o link no meu.
Beijão
http://lili-fazendoarte.blogspot.com/
O BLOG ESTA DE PARABÉNS, É DE EXCELENTE QUALIDADE, É DISTO QUE OS ALUNOS SURDOS PRECISAM. É BOM DEMAIS VER O TRABALHO DE VOCES, BJOS E ABRAÇOS SINALIZADOS, LAURA SERPA
ResponderExcluirPARABÉNS PELA QUALIDADE E CONTEÚDO DO BLOG. GOSTEI DEMAIS. VISITE O MEU http://livialibras.blogspot.com/
ResponderExcluirJÁ SOU SUA SEGUIDORA, GOSTEI DEMAIS.
O blog esta de parabéns... Faço pós-graduação em Libras e Educação de Surdos e mesmo com as dificulades que enfrentamos,como; a falta de profissionais e apoio do governo, estou escrevendo um artigo, como exigencia de conclusão de curso, sobre a importância de se ensinar a LBS para os ouvintes... sou sincera em dizer que enfrento algumas dificuldades para tal, mas tenho certeza que o Blog vai me ajudar... Karol
ResponderExcluir