quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Independência do Brasil - 7 de setembro

Nosso país hoje comemora o dia de sua independência de Portugal. Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

.................

Aprenda o Hino Nacional do Brasil com Sandy & Junior e Professora Rebeca Nemer




...............

Vamos pintar a nossa bandeira?

Clique na imagem para ampliar e imprimir

16 comentários:

  1. O dia da Independência do Brasil foi uma data muito importante para o povo brasileiro, por isso deve ser muito comemorada.

    bjs

    Annie 5º ano 1

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito interessante o texto sobre a Indenpendência do Brasil gostei também do que ele falou sobre o .D.Pedro I foi legal e interessante ao mesmo tempo. Eu também gostei de saber mais sobre a história que o texto conta pois gosto de ler histórias do nosso país o Brasil e como ele está.

    ResponderExcluir
  3. O texto fala muita coisa interresante como quem foi o primeiro imperador brasileiro. Sobre a independêcia e etc, a bandeira do Brasil é muito importante para repressentar o nosso páis, o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que tenho a dizer é Parabéns Brasil! Pois tem sua independência. Uma coisa que temos que sempre admirar, pois nosso país é idependente.

    Beijos, Letícia.
    (Quinto ano um, Matutino)

    ResponderExcluir
  5. a bandeira do Brasil que nós fizemos foi muito legal. porque nós pintamos e isso foi recreativo e um emrestava lápis e oa outros materiais para os amigos e isso é bem bom porque mostra que ser independente também devemos ser solidários.

    ResponderExcluir
  6. esse texto é muito bom porque conta que D. pedro conseguiu que o nosso belo país em 1822 ele declarou oficialmente indepêndencia ele foi o primeiro imperador a governar o nosso Brasil e com os problemas que temos hoje, mesmo assim ele é muito belo!

    ResponderExcluir
  7. O texto é bom porque lembra o dia da indepêndecia do Brasil só assim todos nós vamos saber que o nosso
    país é indepedente.

    ResponderExcluir
  8. a bandeira do Brasil foi legal de fazer nos fizemos e também pintanos das cores da pátria, nós fizemos com muito carinho por nossa Pátria.

    ResponderExcluir
  9. 7 de setembro, data em que o país foi libertado de portugal...
    Uma data que respeitamos muito e cantamos a nossa bandeira, a bandeira do Brasil
    Como marinheiro mirim desejo um bom feriado!

    ResponderExcluir
  10. Falar sobre a independência brasileira é algo que deveria nos dar muito orgulho,mas as vezes mepego pensandose realmente somos independentes?
    para sermos independentes é preciso que tenhamos autonomia,poder de decisão e de dar muitas vezes um basta em situações que nos desgradam, que nos constrangem e que muitas vezes matam um pouquinho do nosso orgulho por esse país tão rico e tão mau tratado.
    Que independência é essa que deixa criançaspassando fome e necessidade? Que independência é essa que deixa escolas caindo aos pedaços, arriscando as vidas? Que independência é essa que nos tira muitas vezes a dignidade?
    Pois bem existemmuitas coisas que precisammelhorar em nosso país, porém, o brasileiro é um povo batalhador e que tem por lema não desistir nunca!
    Portanto,mas mais que muitos dos nossos governates insistam em querer derrubar essa nação, que fique bem claro que por mais que tentem nos destruir, seremos sempre capazes de nos reerguer!
    Levantamos, sacudimos a poeira e damos a volta por cima...
    Desistir? JAMAIS!!!!
    Afinal... "entre outras mil és tu Brasil ó pátria amada!"
    Que venham as próximas batalhas em busca da real independência,pois estamosaqui para isso!

    ResponderExcluir
  11. eu achei o texto muito interessante pois fala sobre várias coisas que aconteceu com o D.Pedro ...
    achei muito legal aprender um pouco sobre a indepedência do Brasil! Eu acho esse dia muito importante pois foi por causa disso que o nosso país é muito indenpendente!!!
    tomara que ele continua assim.

    ResponderExcluir
  12. O texto fala sobre a independência do Brasil, como ela aconteceu!

    ResponderExcluir
  13. O dia sete de setembro é o dia da independência do Brasil. Para os brasileiros Dom Pedro ao gritou: Independência ou morte ele declarava que o nosso país estava livre de Portugal, mas isso não foi fácil e o texto fala isso.

    ResponderExcluir
  14. Eu achei legal a bandeira do Brasil e o texto foi ram com D.Predo no dia 7 de setembro de 1822.

    ResponderExcluir
  15. Como eu disse acima desejo um bom feriado e graças a Deus daqui alguns anos vou ta de dragão da independência para ajuda a nossa pátria

    ResponderExcluir
  16. pedrinho
    eu achei muito interessante isso por que fala do brasil e de portugal

    ResponderExcluir