sábado, 22 de novembro de 2014

PRÊMIO ESCOLA EXEMPLO 2014

No dia 21 de novembro a nossa escola é agraciada pelo primeiro Prêmio Escola Exemplo oferecido pela OAB. Muito bom receber este carinho. Leia sobre o prêmio clicando aqui


NOSSO RELATO:

 Idealizado em 2005, o projeto nasceu numa turma de quarto ano do Ensino Fundamental 1 e no ano seguinte tomou espaço por toda a escola.
Há anos nossa escola atende alunos surdos e sentimos a necessidade de incluir de fato estes meninos e meninas no cotidiano escolar.
No primeiro ano os intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e seus alunos surdos do Ensino Fundamental 2, nos presentearam com momentos de aprendizado. Uma vez por semana iam nos visitar e traziam afeto, novidades, comunicação. Fomos aos poucos aprendendo o alfabeto, os números, os sinais. Fomos aprendendo que podemos conviver nas diferenças. Aprendemos a respeitar e entender que o surdo tem seu próprio idioma e sua cultura.

No ano seguinte, ousamos! Começamos a produzir vídeos em LIBRAS. Não nos bastava apenas nos comunicar na Língua de Sinais; lemos histórias, fizemos roteiros e colocamos todas as mãos na massa. E que massa! Sempre nos ensinando, ensinando, ensinando. Conhecemos outros intérpretes e novos alunos surdos. E quando nos temos conta, estávamos misturados.
Em 2011, criamos o Blog Vejo Vozes e uma nova dinâmica aparece no projeto. Como ficava inviável levar os surdos para todas as turmas para ensinar, começamos a produzir vídeos e compartilhar. Assim todos teriam acesso e contato com a Língua de Sinais.
Em 2013 o projeto adormeceu por falta de coordenação, mas o blog continuou na rede para pesquisa. Em 2014, com a professora intérprete Giuliane de Bem o projeto toma um novo rumo e voluntariamente oferece um curso de LIBRAS para os professores e funcionários. Uma nova forma de levar a Língua de Sinais para a sala de aula. As meninas e meninos surdos se empolgaram com a novidade e hoje, num sorriso largo, procuram os professores que estão fazendo o curso para cumprimentar, conversar e cobrar presenças nas aulas.
Este projeto tem reconhecimento nacional e internacional. Em 2006 ficou na lista dos cinqüenta projetos selecionados para o Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita da Editora Abril. Em 2011 recebe o Prêmio Internacional Educared pela construção do blog.
O desenvolvimento deste projeto possibilita trabalharmos o respeito às diversidades, fazendo uma reflexão acerca não só do respeito à deficiência auditiva, mas também de outras necessidades especiais que encontramos na escola e sociedade. Traz ao grupo um olhar diferente que não admite mais aceitar qualquer tipo de preconceito, discriminação e racismo. Mostra a todos envolvidos no processo educacional que é possível se fazer especial. Que somos diferentes, de necessidades diferentes, mas de direitos iguais. Direito a uma educação de qualidade e à vida.


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