Pode-se dizer que a forma mais adequada para manter a comunicação com pessoas surdas é por meio da língua de sinais, ou seja, sua língua natural.
No entanto, quando isso não for possível existem algumas ações que são importantes, como falar de frente e usar frases curtas. Usar tom de voz normal e articular bem as palavras, ser expressivo usando gestos e o movimento do corpo são meios para que a pessoa surda consiga entender sobre o que está sendo dito.
Nunca fale de costas ou grite e sempre que quiser chamar sua atenção acene ou toque levemente em seu braço. A pessoa surda que é oralizada (ou seja, que aprendeu a falar) pode não ter um vocabulário extenso, sendo assim, se perceber que ela não entendeu, use um sinônimo (outra palavra com o mesmo significado).
Se possível use a escrita ou o desenho, esses recursos também auxiliam na conversa e se tiver oportunidade aprenda alguns sinais básicos da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
PENSE NISSO: “O importante é se comunicar seja qual for o método, pois demonstrar interesse e ter paciência são elementos fundamentais no processo de comunicação com pessoas surdas.”
Janaína Vidal Solano.
Professora Intérprete da EEB Lauro Müller
Imagem google.com.br |
Oi!
ResponderExcluirConheci o blog hoje e gostei muito.
Também sou intérprete, mas não trabalho como intérprete.
Os surdos que eu conheço são muito alegres e divertidos.
Parabéns pelo blog!
Abimara - luardabia.blogspot.com
Eu tenho paciencia, mas consigo entender apenas as pessoas com quem tenho uma certa convivencia.
ResponderExcluirbons conselhos! como sempre valeu a pena a visita
ResponderExcluirEstou retribuindo a visita que fez no meu blog.
ResponderExcluirSua iniciativa é de extrema importância. Não conhecia o trabalho do blog e fiquei contente de passar por aqui.
Uma ótima quarta feira pra ti.
Parabéns pelo blog. Você está contribuindo bastante com os profesores que sentem dificuldade de trabalhar com alunos surdos.
ResponderExcluirVc tem propostas de atividades que mostrem o aluno surdo produzindo um texto? Acredito que muitos professores sentem dificuldades em fazer com que um aluno surdo produza um texto. Será que vc pode compartilhar conosco está tarefa.
ResponderExcluirConheci o blog hoje e estou encantada. Foi pura sorte.KKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirAguardo resposta.
ResponderExcluirBeijos!
Olá Anônimo
ResponderExcluirTemos o atendimento na sala do SAED/DA e seria interessante vc enviar seu e-mail para trocarmos figurinhas. A Débora faz um trabalho bem legal com eles.
Abraços fraternos
Márcia Raquel