¨A brincadeira educa e deseduca, escravisa e liberta. Brincadeira é coisa seria¨.
Utilizando-nos das brincadeiras de roda, trazemos até as crianças a oportunidade de conhecer e utilizar a LIBRAS por intermédio da música; sem objetivar o aprendizado da referida Língua no que diz respeito a sua estrutura gramatical. Nossa intenção é colaborar na formação de cidadãos capazes de reconhecer e respeitar as diferenças...sejam elas quais forem.
Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Professora SAEDE-DA (Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva)Utilizando-nos das brincadeiras de roda, trazemos até as crianças a oportunidade de conhecer e utilizar a LIBRAS por intermédio da música; sem objetivar o aprendizado da referida Língua no que diz respeito a sua estrutura gramatical. Nossa intenção é colaborar na formação de cidadãos capazes de reconhecer e respeitar as diferenças...sejam elas quais forem.
Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Débora Cristina Xavier
Fonte da imagem: http://multibaby.blogspot.com/2010/11/vamos-todos-cirandar.html
Ao longo de cinco anos acompanhamos o desenvolvimento do Projeto Meninas e Meninos Bilingues: o caminho para a inclusão e percebemos o quanto tem se efetivado realmente a inclusão. Os ouvientes se empolgam em aprender a língua de sinais e se envolvem com os surdos. É comum ver crianças do primeiro ano cumprimentando os surdos do sexto ano em diante, assim como sentimos que a satisfação dos deficentes auditivos em fazer parte de uma escola que ensina LIBRAS(Língua Brasileira de Sinais)para a comunidade escolar.
ResponderExcluirEstamos acompanhando o desenvolver desta atividade (cantigas de roda) com os alunos do primeiro ano e é imensamente gratificante ver nossos pequenos comprometidos com a inclusão.
Parabéns a professora Débora (SAEDE) e a professora de sala Fabrícia.
A Direção da EEB Lauro Müller
É legal ver que crianças, apesar da pouca experiência de vida, percebem o quanto é importante incluir os deficientes auditivos no nosso dia-a-dia sem qualquer preconceito.
ResponderExcluirE o mais legal ainda é ver que elas realmente se empenham em aprender!
Realmente esse projeto está de parabéns! E se dizem que a melhor época para aprender linguas estrangeiras é na infância, acredito que essa regra se aplique também a linguagem dos sinais. Pois é nessa fase que formam-se valores, e penso que a vontade de incluir está sim ligada a valores.
Parabéns a todos os envolvidos, e obrigado por me incluir nesse projeto!
É realmente legal fazerem isso!!Eu também gostaria hehe.
ResponderExcluirE isso é bem, bem, REALMENTE bem interessante!!!
Que trabalho fantástico. É assim que ensinamos as nossas crianças que ser diferente é normal e que respeitar as diferenças é o correto. Uma sociedade é justa quando faz acontecer a inclusão de forma natural e respeitosa.
ResponderExcluirEstou encantada com o que estou vendo no blog. Parabéns professora Débora e a todo o grupo envolvido neste lindo projeto.
Abraços da professora Solange.
Hoje damos muita ênfase aos modismos e acabamos esquecendo muitas vezes das atitudes...
ResponderExcluirAprendemos muitas vezes a tolerar aquilo que é diferente para nós nem sempre por consciência, mas por medo de leis, mas é preciso saber que a inclusão é fato e que qualquer pessoa tem o direito de aprender e principalmente de ser respeitado!
SER DIFERENTE É NORMAL!!!!
Ao povo que está organizando e participando desta maravilhosa ferramenta de inclusão meus PARABÉNS! São com iniciativas como essa que estaremos vencendo a cada dia mais os preconceitos!
Abraços
gostei do seu blog espero que visite o meu e ajude a divulgar ensinando libras adriana rosalinski e no facebook ensinando libras adriana rosalinski
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