segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ensinando LIBRAS


¨A brincadeira educa e deseduca, escravisa e liberta. Brincadeira é coisa seria¨.
Utilizando-nos das brincadeiras de roda, trazemos até as crianças a oportunidade de conhecer e utilizar a LIBRAS por intermédio da música; sem objetivar o aprendizado da referida Língua no que diz respeito a sua estrutura gramatical. Nossa intenção é colaborar na formação de cidadãos capazes de reconhecer e respeitar as diferenças...sejam elas quais forem.

Atividade realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Professora SAEDE-DA (Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva)
Débora Cristina Xavier

Fonte da imagem: http://multibaby.blogspot.com/2010/11/vamos-todos-cirandar.html

6 comentários:

  1. Ao longo de cinco anos acompanhamos o desenvolvimento do Projeto Meninas e Meninos Bilingues: o caminho para a inclusão e percebemos o quanto tem se efetivado realmente a inclusão. Os ouvientes se empolgam em aprender a língua de sinais e se envolvem com os surdos. É comum ver crianças do primeiro ano cumprimentando os surdos do sexto ano em diante, assim como sentimos que a satisfação dos deficentes auditivos em fazer parte de uma escola que ensina LIBRAS(Língua Brasileira de Sinais)para a comunidade escolar.

    Estamos acompanhando o desenvolver desta atividade (cantigas de roda) com os alunos do primeiro ano e é imensamente gratificante ver nossos pequenos comprometidos com a inclusão.

    Parabéns a professora Débora (SAEDE) e a professora de sala Fabrícia.

    A Direção da EEB Lauro Müller

    ResponderExcluir
  2. É legal ver que crianças, apesar da pouca experiência de vida, percebem o quanto é importante incluir os deficientes auditivos no nosso dia-a-dia sem qualquer preconceito.
    E o mais legal ainda é ver que elas realmente se empenham em aprender!
    Realmente esse projeto está de parabéns! E se dizem que a melhor época para aprender linguas estrangeiras é na infância, acredito que essa regra se aplique também a linguagem dos sinais. Pois é nessa fase que formam-se valores, e penso que a vontade de incluir está sim ligada a valores.

    Parabéns a todos os envolvidos, e obrigado por me incluir nesse projeto!

    ResponderExcluir
  3. É realmente legal fazerem isso!!Eu também gostaria hehe.
    E isso é bem, bem, REALMENTE bem interessante!!!

    ResponderExcluir
  4. Que trabalho fantástico. É assim que ensinamos as nossas crianças que ser diferente é normal e que respeitar as diferenças é o correto. Uma sociedade é justa quando faz acontecer a inclusão de forma natural e respeitosa.
    Estou encantada com o que estou vendo no blog. Parabéns professora Débora e a todo o grupo envolvido neste lindo projeto.
    Abraços da professora Solange.

    ResponderExcluir
  5. Hoje damos muita ênfase aos modismos e acabamos esquecendo muitas vezes das atitudes...
    Aprendemos muitas vezes a tolerar aquilo que é diferente para nós nem sempre por consciência, mas por medo de leis, mas é preciso saber que a inclusão é fato e que qualquer pessoa tem o direito de aprender e principalmente de ser respeitado!
    SER DIFERENTE É NORMAL!!!!
    Ao povo que está organizando e participando desta maravilhosa ferramenta de inclusão meus PARABÉNS! São com iniciativas como essa que estaremos vencendo a cada dia mais os preconceitos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. gostei do seu blog espero que visite o meu e ajude a divulgar ensinando libras adriana rosalinski e no facebook ensinando libras adriana rosalinski

    ResponderExcluir