segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cultura do Surdo

As pessoas surdas em sua grande maioria utilizam uma linguagem espaço-visual para se comunicar, e também como principal meio para conhecer o mundo em substituição a audição e a fala. Aqui no Brasil, essa forma de comunicação denomina-se LIBRAS, ou seja, Língua Brasileira de sinais.
Os surdos normalmente são indivíduos bilíngües, aprendem à língua oral escrita do seu país e usam a língua de sinais como sua principal forma de comunicação, chamamos a língua materna dos surdos que geralmente é a língua de sinais como L1, e a língua oral do país em que vivem de L2.
Para se comunicar com os ouvintes, nome que se dá as pessoas que falam e ouvem, houve a necessidade de indivíduos ouvintes aprenderem a língua de sinais o nome dado a este individuo é Interprete da Língua de Sinais, aqui no Brasil chamado de Intérprete de LIBRAS. O intérprete pode auxiliar os surdos interpretando em escolas, eventos, cursos e uma infinidade de coisas. A interpretação ocorre da seguinte forma, vamos supor que o surdo vá a um evento, o palestrante estará falando sua língua oral e o intérprete ouvirá e transmitirá em língua de sinais o que o palestrante disse para o individuo surd@, essa interpretação ocorreu da Língua oral para LIBRAS, quando o surdo quer comunicar algo á um ouvinte ocorre o processo inverso LIBRAS para a Língua oral e quando o individuo surd@ deseja escrever um livro, por exemplo, ele se utilizará do intérprete como seu tradutor para a escrita da língua oral.
Os surdos normalmente se reúnem em comunidades e associações criadas com intuito de promover e perpetuar a cultura do povo surdo.

Texto de: Bianca Nunes
Intérprete de LIBRAS da EEB Lauro Müller

Intérprete Bianca, alunas surdas Alice e Marina
e Professora Márcia Raquel

Para maiores informações acesse... (basta clicar no link)

6 comentários:

  1. Parabéns Márcia pelo belissimo blog.
    Agradeço a visita e já estou seguindo vcs.
    Abraços,
    Maristela

    ResponderExcluir
  2. Olá Kekel:

    Você postou um comentário no nosso Blog "Filmes sobre Surdez e Distúrbios da Fala", foi muito legal, mas foi no Post "Assista na TV", este post não é permanente, pois assim que o filme deixar de ser exibido na TV o post será excluído.
    Você pode postar nos posts de qualquer filme, pois seu comentário ficará sempre lá.
    Uma dica... você pode colocar nos filmes mais visitados, como por exemplo: E Seu Nome é Jonas (mas este já tem muitos comentários, talvez o pessoal não se atente para mais um), mas tem também outros mais visitados:
    A Música e o Silêncio
    Sweet Nothing in My Ear
    Sou Surdo e Não Sabia
    Borboletas de Zagorsk.

    Gostei do seu Blog, muito legal!

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo trabalho desenvolvido, tenho primo surdos, e eles se comunicam super bem atraves da linguagem de sinais e da leitura labial..
    bjaum

    ResponderExcluir
  4. Que mundo maravilhoso e sensível o mundo dos surdos!!! Parabéns pelo blog...está demais!!! Parabéns meninos e meninas, parabéns professora e intérprete... pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Quero agradecer a Professora Márcia Raquel pelo convite para participar do Blog Vejo Vozes, estou muito feliz por fazer parte dessa caminhada e sempre vou estar adicionando informações que considero pertinentes e desejo que todos opinem, levantem questões, não há verdades prontas na Educação, todos estamos sempre aprendendo na troca uns com os outros...

    Abaixo segue um link de uma editora focada na educação de Surdos - Arara Azul, nela vocês poderam obter links de livros (e-books), artigos e outros voltados para educação de surdos.

    http://editora-arara-azul.com.br/novoeaa/

    gostaria de compartilhar também a letra de uma música que lembra que o esforço das mãos não é em vão.. bjos bia

    Debulhar o trigo
    Recolher cada bago do trigo
    Forjar no trigo o milagre do pão
    E se fartar de pão

    Decepar a cana
    Recolher a garapa da cana
    Roubar da cana a doçura do mel,
    Se lambuzar de mel

    Afagar a terra
    Conhecer os desejos da terra
    Cio da terra a propícia estação, e fecundar o chão.

    ResponderExcluir